sábado, 14 de janeiro de 2012

50/50

"Um tumor? Eu? Não faz sentido. Não fumo, não bebo. Faço reciclagem"




50/50 é um filme que aborda a temática do cancro, de uma forma pouco usual. Um jovem é confrontado com um neurofibrosarcoma na espinha - um tumor maligno - e da incredulidade inicial, à pesquisa sobre o mesmo, descobre que a probabilidade de cura em casos análogos é de 50%.
Apesar de abordar tudo o que envolve uma situação de cancro, como a quimioterapia e os seus efeitos colaterais, a negação da doença, o desespero perante a fragilidade do corpo humano e a morte, 50/50 introduz no drama um delicioso sentido de humor, nas situações mais palermas possíveis e imaginárias, sobretudo pela presença sempre constante do melhor amigo. Este pormenor acaba por fazer toda a diferença e sentido, tanto no filme em questão, evitando cair naqueles melodramas tão habituais, como em todo o processo de tratamento e cura da doença.

Em determinados pormenores, foi como se estivesse a ser personagem do próprio filme, ao lado da companhia que se quer diga-se, numa viagem a um passado de memórias tão vivas e presentes...

Sem comentários:

Enviar um comentário