terça-feira, 13 de setembro de 2011

Gnosei seauton

"É ridículo dizê-lo mas, mal o vi, o meu coração começou a bater de uma forma diferente, mais do que bater dir-se-ia que andava às voltas, parecia um animalzinho satisfeito, só fazia assim quando via o Ernesto. Sentei-me debaixo do carvalho, acariciei-o, encostei ao tronco as costas e a nuca.
Quando era rapariga, na capa do caderno de Grego escrevi o seguinte: Gnosei seauton. Aos pés do carvalho, aquela frase sepultada na memória veio-me de súbito à ideia. Conhece-te a ti mesmo. Ar, respiro." (in Vai Aonde Te Leva o Coração, Susanna Tamaro)

'Conhece-te a ti mesmo' - Esse é o grande desafio colocado a cada Homem. Só conhecendo-nos a nós mesmos, podemos respirar, inspirar fundo, sentir a harmonia do nosso ser com a natureza que nos rodeia.

Como conseguimos descobrir-nos a nós mesmos, sentir esta harmonia plena? 

Apenas o conseguimos quando encontramos a voz do nosso interior, a voz da nossa consciência. Para ouvir esta voz, precisamos de nos recolher em silêncio, de entrarmos em nós próprios, abstrair-nos do ruído que nos rodeia. De início pode parece assustador, pois o silêncio para muitos ainda é algo de demasiado misterioso, como um quebra-cabeças para ser desvendado por alguns gurus das denominadas ciências ocultas. 
Mas tal como as árvores ficam completamente desnudas no Outono, criando raízes no solo, para se revestirem e florirem alegremente na Primavera, também cada um de nós precisa de se despir no silêncio, para conseguir encontrar a voz do interior, encontrando as respostas às mais complexas questões, descobrindo a verdadeira identidade.
Quando conseguirmos escutar esta voz, não tenhamos medo, mas sim coragem para interiorizar e aceitar essa voz, vivendo de acordo com a nossa verdadeira identidade, voando nas asas da nossa liberdade interior, no pulsar do nosso coração, pois só assim conseguiremos ser verdadeiramente Felizes.

"Fica quieta, em silêncio, e ouve o teu coração. Quando ele te falar, levanta-te, e vai para onde te levar."

Sem comentários:

Enviar um comentário