sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

sonhar além




Há na ressonância do dedilhar de uma guitarra
o choro de uma criança a caminho da escola em jejum
depois de lavar e limpar e deitar a mãe vinda da noite a sangrar.
No olhar leva o sonho de construir uma máquina de pipocas e algodão doce
para os meninos vindouros poderem abraçar a magia de sonhar
sem precisarem de percorrer os caminhos do nenhum
no elevar da voz mais além do canto da cigarra.


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A Invenção de Hugo



Mais do que meros pormenores técnicos - que são necessários, diga-se - o cinema deve proporcionar a magia aos espectadores, a simples arte de encantar e fascinar, permitindo o adentrar na viagem ao mundo dos sonhos.
A Invenção de Hugo, de Martin Scorcese, leva-nos a esse universo próprio e singular do cinema, numa aventura também ela feita sobre particularidades do cinema.
Hugo Cabret, um rapaz órfão de 12 anos, que vive no interior das paredes da Gare de Montparnasse revela-nos esse mistério do acreditar na profunda doçura do seu olhar azul...

"Logo depois que o meu pai morreu comecei a vir muito aqui. Imaginava que o mundo inteiro era uma grande máquina. As máquinas nunca vem com peças sobressalentes. Vem sempre com a quantidade certa que precisam. Então entendi que se o mundo fosse uma grande máquina... eu não poderia ser uma peça sobressalente. Eu tinha que estar aqui por alguma razão. Então você também está aqui por uma razão."   

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

"Acreditar anuncia construção de casa de acolhimento no Porto"


Um dia após o Dia Internacional da Criança com Cancro, a notícia de que a Acreditar, Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, anuncia a construção da quarta Casa de Acolhimento, a primeira na cidade do Porto.

Uma casa que, segundo os últimos dados, poderá receber entre 200 a 300 inscrições anuais de crianças e jovens em tratamento ambulatório e as suas famílias.

Tal como afirma a diretora-geral da Acreditar, Margarida Cruz, está é uma excelente notícia, pois esta realidade será uma preciosa ajuda para quem convive com o caos desta doença, tantas vezes sem qualquer apoio do estado social.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Dia Internacional da Criança com Cancro

Hoje, dia 15 de fevereiro, assinala-se o Dia Internacional da Criança com Cancro, promovido a nível mundial pela Confederação Internacional de Organizações de Pais de Crianças com Cancro (ICCCPO) e pela Sociedade Internacional de Pediatria Oncológica (SIOP). (aqui)


Aquando da minha passagem pelo Instituto Português de Oncologia - IPO Porto -, mais do que o próprio sofrimento provocado pelos tratamentos e subsequentes efeitos da quimioterapia, causava-me imensa dor cruzar-me com os pequenos - apenas de estatura física - seres humanos ali internados. Em silêncio, questionava-me como era possível tamanha crueldade, mas dizia para mim mesmo ao desabrochar daqueles sorrisos puros: verdadeiros heróis, apesar da evidente fragilidade.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

"Aqui te amo" - Pablo Neruda




  • Poema "Aqui te Amo" de Pablo Neruda.
  • Música "I Want to Stay the Night"  de Chris Botti, Chet Baker, John Barry
  • Fotografia "Nocturno" de Paulo Gaspar Ferreira 
  • Gravação voz / vídeo de Helder Magalhães

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Amar!




Amar, nos dias que correm, mais parece ser uma ideia - preconcebida - do que um ato - na sua plena conceção. Fala-se e escreve-se sobre o amor em demasia, tanto que se fica sem tempo para o viver.
A mediocridade do amar está de tal forma entranhada na sociedade, que a generalidade das pessoas estranha sobremaneira um simples dar de mãos ou a entrega de duas pessoas num abraço.
Todavia, há ainda quem deixe o amor acontecer, vivendo a intensidade e surpresa do lugar em cada momento, e quem se deixe contagiar pelo observar desse natural e encantador fluir.
 
 

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Companhia Integrada Multidisciplinar


O Guidance -Festival de Dança Contemporânea recebe, quarta-feira, a estreia de “O Nada”, uma criação da Companhia Integrada Multidisciplinar e co-produção de Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012. O espectáculo, que articula dança, poesia e som, encerra uma trilogia sobre o tempo.

Através de uma metáfora visual de uma obra arquitectónica, a passagem do tempo é representada, nestes três espectáculos, por diversas etapas: A “viagem no tempo” começa n’"O Aqui", o rés-do-chão, onde é feita uma reflexão em torno do presente. O "Depois", é a descida até à cave, onde se descobre as “entranhas” do indivíduo e um mundo mais obscuro.

"O Nada" é a subida até ao terraço e a expressão do desejo de ascensão. Em "O Nada" o percurso chega ao fim e a obscuridade é rasgada dando lugar a um fôlego de leveza. O tempo é suspenso. O desejo de alcance dos sonhos é evidente. Nesta criação, o imaterial é explorado deixando que os espaços tomem o lugar das acções e das palavras. O espaço cénico está repleto de “nada” através de um conjunto de elementos alusivos à ausência de materialidade.

Uma companhia a favor da integração
A companhia é constituída por intérpretes e bailarinos com e sem deficiência e, por isso, é sugerido um olhar diferente sobre o tempo, que pode ser medido através de situações do dia-a-dia e das barreiras enfrentadas pelas pessoas com necessidades especiais. “Barreiras como o tempo de levar um copo à boca ou de atar os atacadores dos sapatos”, explica o director artístico Pedro Sena Nunes.

São 50 minutos de reflexão sobre o nada e o vazio presentes também na sociedade actual. O espectáculo é levado ao palco com a direcção artística da coreógrafa Ana Rita Barata e do realizador Pedro Sena Nunes, no Centro Cultural Vila Flor às 22h00. Os bilhetes custam 10€ (ou 7,5€ com desconto).

A Companhia Integrada Multidisciplinar nasceu há cinco anos com o objectivo de integrar na sociedade, e na vida artística, pessoas com necessidades especiais. Desengane-se quem pensa que a deficiência é uma barreira à expressão corporal, garantem os membros da companhia.

Durante a apresentação, todos os obstáculos são esquecidos e o preconceito colocado de parte, cada intérprete dá o que de melhor tem. “Há qualquer coisa nos gestos que os torna diferentes, fascinantes”. Quem o diz é Pedro Sena Nunes. Através da arte, o público é sensibilizado para a reflexão e desmistificação de preconceitos. “Entender a deficiência como eficiência” é um dos “lemas” da companhia, afirma o director artístico.(aqui)




Porque acredito que a integração é o caminho a percorrer, a ponte a estabelecer, para a sociedade SER.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Mark Herzlich

Da hipótese de nem sequer voltar a correr, para o SuperBowl


O linebacker dos New York Giants irá disputar amanhã o mítico Superbowl, cerca de dois anos após ter-lhe sido diagnosticado um cancro - Sarcoma de Ewing. Esta doença colocava não só em risco a carreira de Mark Herzlich, às portas do Draft para a NFL, como também a própria vida, uma vez que, quando diagnosticado tardiamente, este tipo de tumor apresenta uma taxa de sobrevivência pouco superior a 25%. 
Felizmente para Mark, foi detetado numa fase inicial em maio de 2009, em que os médicos colocaram a hipótese de ele não poder sequer voltar a andar, e em setembro do mesmo ano era feita a comunicação da remissão do cancro.
Mark não deixou de acreditar que voltaria a correr e, mesmo durante os tratamentos de quimioterapia, fazia o seu treino físico, pois mantinha dentro dele a convicção de que voltaria a jogar futebol americano.

Independentemente do resultado da final de amanhã, Mark é já um vencedor...

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Testemunhos

"Testemunhos de três mulheres com três olhares positivos, na véspera do Dia Mundial da Luta contra o Cancro."



"Deu-me oportunidade de olhar para mim própria..." (Cristina Ferreira da Silva)




"A outra Alexandra não existe..." (Alexandra Silva)




"Hoje em dia o meu tempo é perfeitamente selecionado com as pessoas com quem gosto de estar e as coisas que gosto de fazer..."

"Juntos é possível" - Dia Mundial Contra o Cancro 2012


A comemoração dia Dia Mundial Contra o Cancro tem por base a Carta de Paris, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio. Esta Carta apela a uma aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria no âmbito da prevenção e tratamento do cancro, uma vez que, de acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, se trata de uma das principais causas de morte no mundo e estima-se que será responsável por 84 milhões de mortes entre 2008 e 2015.

"Em 2012 a data é celebrada sob o lema "juntos é possível", isto porque apenas se cada um (organizações, governos, indivíduo) fizer a sua parte será possível reduzir em 25%, até 2025, mortes prematuras de cancro e outras doenças não transmissíveis no mundo." 

Fontes: 
Alto Comissariado da Saúde
Portal da Saúde