terça-feira, 31 de janeiro de 2012

"Portugal a Dançar 2012"

A Associação Dê Mais Coração - movimento Daniela - está a organizar a iniciativa "Portugal a Dançar!".




PORTUGAL A DANÇAR 2012 - DE 21 A 29 DE ABRIL

Inscreva já a sua Escola. Não fique de fora desta iniciativa! Com a sua ajuda vamos pôr, mais uma vez, "Portugal a Dançar"!
Prazo Alargado: Inscrições abertas até dia 10 de Fevereiro de 2012.

Estamos já a preparar a edição deste ano, e para isso precisamos da sua ajuda. Estamos a recrutar voluntários que queiram ser Embaixadores da iniciativa. Este é o representante da Organização no seu distrito e, como tal, terá de desempenhar as seguintes funções:
- convencer escolas de dança ginásios etc. a participar na iniciativa;
- auxiliar na comunicação do evento junto dos meios de comunicação local;
- fornecer feedback regular aos Coordenadores Regionais.

Se gosta de desafios, tem disponibilidade para dar algum tempo a uma causa nobre e quer ter o seu nome ligado a um evento nacional, então inscreva-se como "Embaixador do Portugal a Dançar".



Sem dúvida, uma excelente iniciativa para fomentar o saudável relacionamento interescolar!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore



A relação com cada livro que vem ter comigo - sim, geralmente é o livro que me chama para si - é deveras particular, estabelecendo-se a cada folhear uma íntima viagem, em que me torno parte do livro e o livro se revela parte de mim, numa mútua e indecifrável pertença.

Esta curta metragem de animação é uma obra de arte, revelando a magia da relação com os livros. Deliciem-se!



"Bea diz que a arte de ler está a morrer muito lentamente, que é um ritual íntimo, que um livro é um espelho da alma e que só podemos encontrar nele o que já temos dentro, que ao ler aplicamos a mente e a alma, e que estes são bens cada vez mais escassos."
(A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Záfon)

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

"Chave de Afetos"


São inúmeros os casos de idosos abandonados à solidão dos seus humildes lares, acabando a maioria por expirar o último fôlego de vida sem que alguém se aperceba. Miserável condição, que tenderá a piorar uma vez que o estado social degrada-se a cada dia que passa. Felizmente, vão sendo desenvolvidos alguns projetos, como o citado abaixo, com o objetivo de apoiar e cuidar estes seres humanos, restabelecendo dignidade a quem merece desfrutar do resto dos seus dias com o mínimo de conforto.

Projeto "Chave de Afetos"

"A Santa Casa da Misericórdia do Porto tem em curso um projeto para apoiar idosos isolados através de teleassistência e voluntariado."

"Atualmente, 31 idosos de seis freguesias do Porto (Cedofeita, Sé, Miragaia, São Nicolau, Vitória e Paranhos) são beneficiados pelo programa gratuito. Podem entrar nesta rede de apoio aqueles que “vivam sozinhos e tenham condições económicas deficitárias, com rendimentos abaixo dos 500 euros”, caracteriza a gestora do projeto."


"A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração." (Madre Teresa de Calcutá)

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Fazer (a) Diferença!


No passado fim de semana tive conhecimento, através da comunicação social, de dois projetos escolares que conseguem marcar a diferença tanto ao nível Educativo, como Social e Cultural, projetando a Escola como espaço de excelência e referência no seio de uma comunidade.



Esta turma do 4º ano da escola do 1.º ciclo Conde S. Cosme demonstra que a Inclusão não só é possível, como deve ser uma realidade cada vez mais presente nos planos curriculares. Basta ler e ouvir os testemunhos destes meninos feitos sorrisos, dos pais que de bastante reticentes e preocupados no início do projeto passam a querer que o mesmo seja possível prolongar-se na próxima etapa escolar dos seus filhos, e da professora que do pânico e do medo ao tomar conta daquela turma no 1º ano certamente se reveste de realização pessoal e profissional passados quatro anos.




Acrescenta um conto.

Uma professora de português do Instituto Silva Monteiro, em S. Paio de Vizela - escola onde aprendi, cresci e fui feliz dos 9 aos 14 anos, guardando ainda os respetivos cinco cartões de estudante - desafiou os seus alunos do 5º ano a lerem um conto, em família. Esta iniciativa revolucionou os lares, preenchendo os serões, outrora dedicados a tarefas isoladas, com sessões de leitura em família, estabelecendo pontes e criando laços entre o universo imaginário e o mundo real de cada uma.






Estes dois exemplos demonstram-nos que a Escola é o espaço de sensibilização por excelência de uma comunidade e que todos os esforços desenvolvidos em prol da Inclusão são deveras recompensados!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Guerreiros

Este testemunho de Reynaldo Gianecchini demonstra que quando se consegue ultrapassar a visão trágica de uma grave doença, apesar de todo o sofrimento presente, manifesta-se o apreender do verdadeiro sentido do viver o momento presente em cada sorriso ampliado...




"Tem sido um processo de muito entendimento, desde que eu recebi a minha notícia da minha doença, e todos os acontecimentos depois, o facto de perder o pai também com essa doença... Quando você se depara com a questão da morte e ela tão próxima você começa a analisar o quem tem de concreto, que é o presente, viver intensamente aquele presente..."

sábado, 14 de janeiro de 2012

50/50

"Um tumor? Eu? Não faz sentido. Não fumo, não bebo. Faço reciclagem"




50/50 é um filme que aborda a temática do cancro, de uma forma pouco usual. Um jovem é confrontado com um neurofibrosarcoma na espinha - um tumor maligno - e da incredulidade inicial, à pesquisa sobre o mesmo, descobre que a probabilidade de cura em casos análogos é de 50%.
Apesar de abordar tudo o que envolve uma situação de cancro, como a quimioterapia e os seus efeitos colaterais, a negação da doença, o desespero perante a fragilidade do corpo humano e a morte, 50/50 introduz no drama um delicioso sentido de humor, nas situações mais palermas possíveis e imaginárias, sobretudo pela presença sempre constante do melhor amigo. Este pormenor acaba por fazer toda a diferença e sentido, tanto no filme em questão, evitando cair naqueles melodramas tão habituais, como em todo o processo de tratamento e cura da doença.

Em determinados pormenores, foi como se estivesse a ser personagem do próprio filme, ao lado da companhia que se quer diga-se, numa viagem a um passado de memórias tão vivas e presentes...

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

"Só cresces e fazes anos!"

"Só cresces e fazes anos!" ironizam as gentes aqui das margens do rio Vizela, e quiçá de outras paragens. Dizia-me a minha mãe, ao final desta tarde, que foi uma sorte o moço que aqui escreve ter a oportunidade de crescer e fazer anos, uma vez que estava difícil sair do ventre materno - suponho ser essa a causa de ter nascido "pretinho". E eis-me hoje a entrar na casa dos 30 com algumas "brancas" a loucura cada vez mais presente e a capacidade de sonhar sempre a manifestar-se no viver do momento dentro do amar.

"Fazer 30 anos é coisa fina, é começar a provar do néctar dos deuses e descobrir que sabor tem a eternidade. O paladar, o tato, o olfato, a visão e todos os sentidos estão começando a tirar prazeres indizíveis das coisas. Fazer 30 anos, bem poderia dizer Clarice Lispector, é cair em área sagrada." (Affonso Romano de Sant'Anna)

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Seremos capazes?!...



Ainda que sejamos diariamente bombardeados pela desertificação de valores, há pormenores que permitem crer que é possível construir uma sociedade diferente. Este facto, no entanto, apenas será uma realidade com a nossa ação, com o altruísmo e sensibilidade dos nossos gestos e atitudes perante os outros.

Constatar que, afinal, pode ser tão simples contribuir para uma cultura de solidariedade...

Partilha ideias, ações, gestos capazes de transformar o mundo à tua volta e habilita-te a ganhar um exemplar do meu primeiro livro de poesia "Cúmplices Momentos". Em vigor até dia 9 de janeiro de 2012. Atreve-te!